sábado, 10 de outubro de 2015

Combustões espontâneas




Sempre que consigo furtar algum tempo aos dias úteis, gosto de visitar bibliotecas. Agrada-me sentir o silêncio solene que as habita, a claridade que se insinua pelas janelas e, sobretudo, a ideia de que algum livro inesperado ali me aguarda.
Lá dentro, dedico-me a uma espécie de jogo: vagueio pelas várias salas e percorre algumas estantes, enquanto espero que o apelo me alcance. Umas vezes acontece de modo mais demorado  mas, regra geral, o silêncio das bibliotecas permite escutar apelos quase inaudíveis.
Depois, é sair de lá, com o livro manuseado encostado ao peito como uma fome, e gozar todos os encantos dessa visitação sagrada.

“Sempre que se escreve, precisa-se de qualquer coisa para se poder escrever. Quer seja a solidão, uma árvore ou uma lixeira ou uma pessoa, há qualquer coisa em que se está fixado. Em última instância, quase sempre em si mesmo. Tudo o mais é disparate. Um cão procura também uma árvore ou a parede de uma casa quando mija. Quando se quer escrever, passa-se algo de semelhante ao que acontece quando se quer verter águas. Procura-se então qualquer coisa e geralmente a pessoa mija-se a si própria, porque isso é o mais natural.

(…)

Interessante é, no fundo, em toda a parte. Em toda a parte é possível ter impressões. Tudo depende de cada um. Se uma pessoa é potente ou não. É preciso nesse caso que o interior corresponda ao exterior e, sobretudo, uma pessoa apresenta-se sempre nua e quer permanentemente vestir-se com tudo o que escreve. Mas não serve de nada, quanto mais uma pessoa tenta vestir-se e cobrir-se e agasalhar-se e embrulhar-se, mais nua se apresenta. Mas, por outro lado, é também um prazer expor-se a isso e correr assim nu para a rua. E outra coisa não é o que acontece quando se publicam livros.

(…)

Para mim não com certeza absolutamente nada impossível no que eu queira escrever, não há com certeza. Não tenho pudor nenhum ou seja o que for, na verdade já não o tenho. Quando uma pessoa já não consegue trabalhar, tem de sair e puxar fogo a qualquer coisa. Primeiro faz-se isso sonambulamente e depois nós próprios nos admiramos de como isso foi possível.

Só o que quero é fazer ou ver ainda diversas coisas, quer dizer, nada de novo, porque de novo não há muito, mas olhar por toda a parte, isso é algo de que se gosta, até se ficar atordoado. Quando uma pessoa não quer, com frequência, esses muitos períodos que assim se vivem e se quer matar, o que provavelmente acontece a cada um… mas, apesar das dificuldades, isto vai sendo realmente cada vez mais interessante e também mais agradável.”

Sem comentários: