domingo, 11 de outubro de 2015

Là-bas


Já vi algumas peças de Tennesse Williams representadas mas nunca o tinha lido. A NOITE DA IGUANA E OUTRAS HISTÓRIAS foi o primeiro livro do autor que me calhou. São nove contos preciosos. As personagens mudam de identidade, mas qual loop viciado, repetem-se os marginais, os explorados e incompreendidos, entregues à pulsão sexual e assolados pela solidão e pelo desassossego existencial. Nenhuma revolução ou redenção lhes acontece mas apesar do estado de precariedade infinita, ou talvez por isso mesmo, estas vidas à deriva encontram também pontualmente alguma comunhão.

“Não viu a iguana. Teria sido um acto de Deus? Ou não seria mais razoável pensar que fora Mike, o belo cruel, desesperado Mike, quem libertara a iguana? Que importa? Que importa quem o fez, a iguana fora-se, embrenhara-se nas suas matas nativas. Oh, como era bom, como era gratificante, respirar agora! E estava grata também porque, de uma maneira igualmente misteriosa, a asfixiante corda da solidão também se quebrara naquela noite, naquela rocha árida, sobre aquelas águas murmurantes.

Ia dormir. Mas, mesmo antes de adormecer, lembrou-se e voltou a sentir o mesmo calor e a mesma humidade, agora arrefecendo mas ainda na carne do ventre como um beijo suave e tenaz. Os seus dedos aproximaram-se, timidamente. Pensava que se retirariam com repulsa: isso não aconteceu. Detinham-se aí e tocavam com curiosidade, embora com ligeira mágoa, é certo, mas durante algum tempo. Ah, Vida, pensou e quase sorriu a este estranho pensamento, enquanto a escuridão envolvia a leve luz da sua mente.”

2 comentários:

fellini ? disse...

ola madame?
parei aqui, quanto bom gosto....é incrível a historia da maura, bem maior que sua obra é verdade, assim com wilde e oswald, mas é lancinante
abraços
evoé!!!
fellini

Madame Bovary disse...

http://grupoautentica.com.br/autentica/livros/hospicio-e-deus-e-o-sofredor-do-ver/1286
evoé!