«A nossa
cantora chama-se Josefina. Quem não a ouviu não sabe o que é o poder da canção.
A todos, sem excepção, arrebata o seu canto, o que será de louvar mais ainda se
tivermos em conta que no geral a nossa espécie não gosta de música. […]
Já pensei muitas vezes sobre o
que de facto significa esta música. Nós não somos nada musicais; como é
possível então que compreendamos o canto da Josefina ou, visto que a Josefina
acha que não a compreendemos. A resposta mais fácil seria que a beleza deste
canto é tão grande que até o mais embotado dos sentidos é incapaz de lhe
resistir, mas esta resposta não satisfaz. Se assim fosse, então o seu canto
teria de, instintivamente e sempre, dar a impressão de ser qualquer coisa fora
do normal, a impressão de que há qualquer coisa a sair daquela garganta que
nunca antes ouvimos e que não temos sequer capacidade para ouvir, qualquer
coisa cuja audição só a Josefina e mais ninguém nos pode dar a ouvir. Mas é
precisamente isso que na minha opinião não acontece, não o sinto e também não
observei nada de parecido nos outros. Entre nós, no nosso círculo de confiança,
confessamos uns aos outros abertamente que o canto da Josefina enquanto canto
não representa nada fora do normal.
Será aliás sequer um canto? […]
Não será se calhar apenas um assobio? E é claro que todos reconhecemos um
assobio, é a grande habilidade artística do nosso povo, ou talvez até já nem
seja uma habilidade antes uma forma de expressão característica da nossa vida. Todos
nós assobiamos, mas, naturalmente, ninguém pretende fazer passar isto por arte,
assobiamos sem prestar atenção, sim, sem repararmos e existem até muitos de nós
que nem sequer sabem que o assobio é uma das nossas particularidades. Se fosse
então verdade que a Josefina não canta mas apenas assobia e se calhar até, como
pelo menos julgo, que não ultrapassa as fronteiras do comum assobio – talvez a
sua força não seja sequer suficiente para chegar ao nível deste assobio comum,
ao contrário de um cavador que é capaz de assobiar sem esforço durante um dia
inteiro de trabalho – se tudo isto fosse verdade, então refutava-se o pretenso
título de artista da Josefina, mas ficaria ainda por decifrar o enigma da
enorme impressão que provoca.
Mas acontece que ela não produz
apenas um assobio. Se nos colocarmos a uma grande distância dela e nos pusermos
à escuta, ou ainda melhor, se nos sujeitarmos à seguinte experiência que seria,
estando a Josefina a cantar em conjunto com outras vozes, tentar identificar a
sua voz, então ouviríamos invariavelmente um mero assobio, que poderá no máximo
destacar-se pela sua delicadeza e fragilidade. Mas se estivermos à sua frente,
então já não se trata de um simples assobio; para se compreender melhor a sua
arte é preciso não só ouvi-la mas também vê-la. Mesmo que fosse apenas o nosso
assobio de todos os dias, existe antes de mais a pecularidade de se tratar de
alguém que se colocou com solenidade de pé para fazer precisamente aquilo que
normalmente faz. Abrir uma noz, toda a gente o sabe fazer, não é nenhuma arte,
por isso ninguém arriscaria convidar público e diante dele, para o entreter,
pôr-se a abrir nozes. Se mesmo assim essa pessoa o fizer e conseguir atingir o
seu objectivo, então não poderá falar-se apenas de abrir nozes. Ou fala-se de
abrir nozes mas verifica-se que esta foi uma arte que nos passou despercebida porque
a dominávamos completamente e que este novo abridor de nozes nos mostrou pela
primeira vez a verdadeira essência do acto, chegando mesmo a ser mais útil para
o efeito pretendido que ele fosse menos eficiente a abrir nozes do que a
maioria de nós.»
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